Pluricoop

No dia 11 de Setembro de 1958 é fundada a Cooperativa Banheirense de Assistência Abastecimento Cultura e Recreio S.C.R.L. com a sua 1ª sede na Estrada Nacional.

Com as mudanças políticas verificadas a partir do 25 de Abril de 1974 também a vida da Cooperativa começa a mudar, nomeadamente na sua organização, os cooperantes aumentam e a Cooperativa ganha mais vida.

No ano de 1983 com a alteração dos estatutos passa a denominar-se de Cool-B Sociedade Cooperativa Progresso Banheirense com sede própria na Rua António Sérgio nº82 na Baixa da Banheira e com uma loja “sucursal” na Rua de Moçambique na mesma vila.

Com as exigências do mercado houve necessidade de começar a unir esforços e é assim que nasce a Neocoop, fruto da fusão entre as cooperativas do Lavradio, Baixa da Banheira e Alhos Vedros.

Este projecto teve a duração de alguns anos mas conclui-se que teria de haver mais alterações para que o Movimento Cooperativo caminhasse com passos mais seguros, e é assim que no dia 26 de Junho de 1992 é criada a “Pluricool”, Cooperativa de Consumidores que nasce da fusão de várias cooperativas dos distritos de Setúbal, Santarém e Lisboa, entre as quais a Cool-B que nessa altura já integrava a Neocool.

Fazemos parte da maior Cooperativa de Consumidores de Portugal, com cerca de 60.000 associados, 35 lojas espalhadas por grande parte do país, 500 trabalhadores e cerca de 40 milhões de euros de vendas.

À parte da componente económica, desenvolve com a participação activa dos seus associados em todas as zonas onde está implementada actividades de vária ordem tais como:

  • Na cultura: jogos florais, concurso para jovens consumidores, com temáticas de interesse público, grupos corais e musicais, teatro.
  • Na parte desportiva: cicloturismo, futebol de salão, ginástica de manutenção, snooker, damas, dominó, xadrez e outros jogos tradicionais.

    Sempre que solicitada, participa activamente nas iniciativas promovidas pelos parceiros sociais das zonas onde inserida com o propósito de servir os seus associados e dignificar o movimento cooperativo.