Núcleo de Ciclismo da Baixa da Banheira

O Núcleo de Ciclismo da Baixa da Banheira foi fundado a 20 de Janeiro de 1998, em consequência da predisposição de antigos ciclistas Banheirenses em manter vivo o ciclismo naquela localidade.

Compareceram no 2º Cartório Notarial do Barreiro, afim de registar a colectividade: Agostinho Manuel Baião Valadas, Luís Jorge Salvador Sequeira e Eme Luís Pereira. No artº2 dos estatutos define os seus fins: “Tem por fim a promoção velocipédica, através da educação cultural, física e desportiva e acção recreativa, visando a formação humana integral daqueles que a praticam, encontrando-se aberta a pessoas de ambos os sexos.

“Tem sede na rua Rodrigues Lapa, nº31 e apesar da sua recente criação, já participou em inúmeras provas desportivas tendo ganho duas delas individualmente e duas colectivamente por equipas.

Pretende este Núcleo de Ciclismo, continuar a tradição banheirense nos valores do ciclismo em Portugal.

Os seus primeiros corpos gerentes ficaram assim constituídos: Agostinho Valadas (presidente), Pedro Dias (tesoureiro), Luís Sequeira, Luís Pereira, Celestino Jesus e Sérgio Russo (directores desportivos).

O Núcleo de Ciclismo da Baixa da Banheira iniciou-se na organização de provas velocipédicas em 15 de Maio de 1995, por altura da inauguração da loja “Ciclomarca”, evento que contou com a colaboração da Câmara Municipal da Moita e Junta de Freguesia da Baixa da Banheira.

As elevadas despesas inerentes á modalidade são sustentadas com receitas próprias geradas pela associação através da organização do denominado Grande Prémio de Ciclismo da Baixa da Banheira por ocasião das Festas Populares, iniciativa que conta com o apoio das autarquias, do comércio e indústria local, além do apoio técnico prestado pela Associação de Ciclismo de Setúbal. Desde 1999 atribuem a cada ciclista um subsídio de participação.

As deslocações das equipas de ciclismo são feitas em transporte dos próprios atletas ou dos directores.

Actualmente o clube dinamiza uma secção de ciclismo na vertente BTT, bicicleta todo o terreno, organizando, também para divulgação da modalidade, passeios e convívios de fim-de-semana.

Triatlo
Os objectivos traçados por este grupo de trabalho que representará na época de 2009 o NCBB, tem como meta principal a formação desportiva nas modalidades de triatlo e ciclismo e a dinamização destes desportos no concelho da Moita, pelo que pretendemos durante o corrente ano desenvolver actividades que possam permitir a adesão de mais atletas a este projecto principalmente junto das camadas jovens, por forma a que venha a ser possível a curto prazo criar uma Escola de Triatlo e uma Escola de Ciclismo com sede na Freguesia da Baixa da Banheira até porque o triatlo é a partir do corrente ano modalidade integrada no Desporto Escolar.

As épocas de 2006 e 2007 foram anos de amadurecimento e adaptação dos atletas a realidade competitiva de que se reveste o triatlo na actualidade, e 2008 foi sem dúvida o ano de afirmação da equipa no panorama do triatlo nacional. No último ciclo olímpico que terminou 2008 em Beijing era previsível que o triatlo fosse a modalidade que mais evolução tivesse em número de praticantes como em resultados que como em resultados que como se verificou veio a culminar com a medalha de prata de Vanessa Fernandes nos JO.

Cientes desta realidade o projecto de triatlo dirigiu grande parte do planeamento e das suas capacidades logístico/financeiras para o enquadramento da equipa na área da formação com objectivos definidos a médio e longo prazo que contamos concretizar nas épocas de 2009/2010.

Alguns destes objectivos passam pela disputa já em 2009 dos títulos nacionais individuais femininos no escalão de juvenis, assim como a disputa do título nacional por equipas femininas no escalão de juvenis, sendo estes também os objectivos para os atletas masculinos do mesmo escalão mas com um objectivo temporal mais credível para 2010.

Para além dos objectivos competitivos o trabalho desenvolvido na área de formação contempla igualmente a possível inclusão de alguns destes atletas nos trabalhos da selecção nacional de triatlo de juvenis e no ciclo olímpico 2012/2016.
Para além da equipa de juvenis o NCBB conta também na equipa de triatlo com 2 atletas veteranos masculinos, 2 atletas seniores masculinos e 1 atleta seniores femininos, o que perfaz um total de 10 triatletas.

O Núcleo de Ciclismo da Baixa da Banheira tem sede na Rua Professor Rui Luís Gomes, 52, Baixa da Banheira. O Núcleo de Ciclismo da Baixa da Banheira é filiado na Federação Velocipédica Portuguesa de Ciclismo, área geográfica da Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal.