Corpo Nacional de Escutas (Agrupamento 371)

O escutismo dá os primeiros passos ao serviço da educação dos jovens e crianças da Baixa da Banheira no princípio da década de 70 através da fundação do Agrupamento 371 do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.

O Agrupamento inicia, em 28 de Novembro de 1971, a sua existência com a Promessa do caminheiro Álvaro Costa e de quatro exploradores, António Costa, António Pelado, José Manuel Carvalho e José Costa, que formaram a primeira patrulha do agrupamento – a Águia – tendo como Chefe do Agrupamento José Carlos Cantiga e Assistente de Agrupamento o Padre Ricardo Gameiro Lopes.

O Movimento Escutista Mundial é um movimento educativo para os jovens, baseado no voluntariado; é um movimento de carácter não político, aberto a todos sem distinção de origem, de raça ou de credo, em conformidade com as finalidades, principalmente e métodos tal como concebidos pelo Fundador (Baden – Powell).

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é uma instituição reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo, conforme publicação no Diário da República nº177, III Série, de 8 de Agosto de 1983.

O Movimento Escutista tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento dos jovens ajudando-os a realizarem-se plenamente no que respeita às suas possibilidades físicas, intelectuais, sociais e espirituais, quer como pessoas, quer como cidadãos responsáveis e quer, ainda, como membros das comunidades locais, nacionais ou internacionais.

O Método Escutista é um sistema de auto-educação progressiva, baseado em:

  • Uma Promessa e uma Lei.
  • Uma educação pela acção.
  • Uma vida em pequenos grupos (por exemplo a patrulha), envolvendo, com o auxílio e o conselho de adultos, a descoberta e a aceitação progressiva das responsabilidades pelos jovens e uma preparação para a autonomia com vista ao desenvolvimento do carácter, à aquisição de competências, à confiança em si, ao serviço dos outros e à capacidade quer de cooperar, quer de dirigir.
  • Programas de actividades variados, progressivos e estimulantes, baseados nos interesses dos participantes, incluindo jogos, técnicas úteis, e a realização de serviços à comunidade; estas actividades desenrolar-se-ão, principalmente ao ar livre, em contacto com a natureza.

Neste momento o Agrupamento tem 132 associados não dirigentes recenseados distribuídos entre os 7 e os 22 anos e oito associados dirigentes adultos.