NÚCLEO MUSEOLÓGICO JOÃO JOSÉ DA SILVA
Nota de Apresentação
Em primeiro lugar e em nome do Grupo de Trabalho queremos agradecer o apoio que todo o Executivo e em especial o Presidente Senhor Fernando Carrasco, assim como ao responsável pelas oficinas Senhor Rogério Corvo, ao nos proporcionarem as condições para chegarmos a este momento.
A abertura do Núcleo Museológico é o culminar e o inicio de um projeto aberto a todos e tem a pretensão de dotar a nossa Vila e, com modéstia o Conselho de mais um espaço de cultura e salvaguarda do nosso património coletivo.
Todo este trabalho só foi possível porque a Junta de Freguesia da Baixa da Banheira tem o privilégio de ter no seu quadro pessoal, tanto na parte oficial como nos administrativos pessoas disponíveis para colaborarem em projetos que os Autarcas eventualmente lhes propõe e que saem um pouco do seu dia a dia.
O Núcleo está concebido com o pensamento em adultos e crianças e muito em particular á Comunidade Escolar que cada vez mais está afastada do seu trabalho manual e ter a sensibilidade de manusear ferramentas dos mais variados ofícios.
A nossa preocupação em identificar o mais possível todas as peças, vem ao encontro desse objetivo, é o lado infantil que todos temos em ajudar a tirar conclusões.
Se este trabalho for bem aceite pelos Banheirenses, nós vamos continuar a pedir-lhes objetos e ideias com vista a que o espaço seja mais alargado, iremos recolhendo ferramentas próprias de cada profissão bem como roupa de trabalho usada no dia a dia.
O Núcleo é para nós, como uma planta, um árvore, uma couve ou o nascimento de uma criança, vamos tratando deles, para que se tornem fortes e saudáveis, um dia saberão retribuir.
Grupo de Trabalho da Cultura – Profissões:
- Pedreiro – PED
- Serralheiro – SER
- Corticeiro – COR
- Agricultor – AGR
- Barbeiro – BAR
- Sapateiro – SAP
- Costureira – COS
- Taberneiro – TAB
1.Cada profissão terá uma numeração própria, exemplo: PED – 01, CAR – 01, SER – 01
Continuar com as seguintes tarefas…
2.Fotografar peça a peça
3.Atribuir a função (profissão)
4.Dar número conforme a profissão
5.Fazer ficha provisória
6.Fazer ficha definitiva
FUTURO
Quando houver mais espaço há que dar corpo á ideia das profissões. Assim vamos dar tempo ao tempo. Os materiais vão chegando e ao ser atribuído uma profissão e número é já um passo importante para um dia em que haja mais espaço a selecção por profissões, seja uma realidade.
Quando esses pressupostos estejam reunidos, temos de avançar para as roupas utilizadas por cada profissional.
DIFICULDADES
De momento, é assegurar a abertura do Núcleo, com regularidade.
FACILIDADES
É de sublinhar o apoio que a Autarquia continua a dar ao projecto através da sua estrutura oficial e serviços e Autarcas eleitos.
MORADA E CONTACTOS
Rua José Vicente nº10
2835 -134 Baixa da Banheira
Tel. 21 205 00 12
Telm. 96 690 89 34